Filipinas – Um País surreal!

De facto, todos nós ouvimos histórias de pessoas que estiveram em lugares fabulosos, paisagens impressionantes, paraisos reais…..alguns estão perto do oceno atlântico, outros encontram-se no índico….o que visitei estava na Ásia, a sul da china.

As Filipinas são além de um vasto arquipélago uma terra de paraísos.

Nunca pensei que tão perto da China era possível olhar para um céu tão brilhante e para estrelas inesqueciveis.

Uma coisa choca a todos nestes fantásticos lugares, a pobreza escondida….

Nunca estive num lugar tão pobre como as maravilhosas Filipinas….pessoas a aproximarem-se em pequenos barcos para pedirem algo em troca…

Mais de 7000 ilhas, 2500 delas desabitadas e sem nome, desenham umas Filipinas tão autênticas como desconhecidas. Os tesouros naturais sucedem-se de ilha em ilha, desde o Norte de Luzon, com as suas colinas atapeadas de verdes arrozais, até às paradisíacas praias de Palawan ou as Montanhas de Chocolate de Bohol ( onde eu estive).

ILHA DE BOHOL
Montanhas de Chocolate –
Ao todo, são 1 268 montanhas de uma singular forma arredondada que mudam de cor segundo a época do ano, passando do verde ao tom chocolate. Do miradouro de Cármen, obtém-se uma boa vista aérea.

Tarsier Visitors Centre – Selva vedada, onde pode observar-se o társio, o mais pequeno primata do planeta, no seu habitat natural.

Baclayon – Nesta localidade, a 6 quilómetros de Tagbilaran, encontra-se uma das igrejas mais antigas do país, construída em 1595 por jesuítas espanhóis.

Estive hospedado no Bohol Divers Resort na ilha isolada de Panglao!!

Um paraíso para quem gosta de mergulhar e comer marisco o dia todo…..Embora as Filipinas sejam muito baratas, os resorts são locais à parte.

Aqui estamos na Europa, onde é fácil gastar dinheiro. O luxo de andar de Jet Ski, mergulhar nos corais das Virgin islands, e passear pelo Rum Cola e pelas péssimas caipirinhas sai caro. É um luxo de apenas que ganha milhões de pesos por mês.

A pobreza da ilha e dos lugares é inacreditável. Nunca estive na pele de turista idiota…..aqui senti a injustiça de um País de resorts.

A população establece dados de mais de 3,4 milhões de famílias filipinas, que representam 19% da população, onde vivem abaixo da linha da pobreza, estabelecida pela ONU com uma renda de menos de US$ 2 por dia.

Dos mais de 10 milhões de habitantes da região metropolitana de Manila, 20,7% não têm o suficiente para comer a cada dia que passa….

O crescimento não se traduz em redução da pobreza e aumento do emprego….muito pelo contrário.

Os dados são assustadores e quase 33% dos filipinos vivem na pobreza. Todos ambicionam viver na China, sobretudo em Macau, onde o paraiso lhes parece perto em distância, longe da realidade….os que conseguem não voltam. Isso é certo.

Céu visto de manila...

Céu visto de manila...


Para Portugal é uma foto sem qualquer interesse. Na China é um Oásis. Um céu destes….chega a ser impossível.

Panglao Island @ 2009

Panglao Island, Filipinas @ 2009

~ por pedroleite23 em Junho 1, 2009.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: